Mais de uma dezena de mísseis iranianos foram disparados contra duas bases em Ain Assad e Arbil, no Iraque, utilizadas pelo exército norte-americano, como forma de retaliação na sequência do ataque de que resultou a morte do general iraniano Qassem Soleimani.
O momento em que os mísseis iranianos atingiram as bases militares iraquianas com tropas norte-americanas terá sido registado em vídeo.
O general Qassem Soleimani, comandante da força de elite iraniana Al-Quds, morreu na sexta-feira num ataque aéreo contra o carro em que seguia, junto ao aeroporto internacional de Bagdade, capital do Iraque, ordenado pelo Presidente dos EUA, Donald Trump.
"O Irão disparou mais de uma dúzia de mísseis balísticos contra as forças militares dos Estados Unidos da América e da coligação em Ain Assad e Arbil", afirmou em comunicado um porta-voz do Departamento da Defesa norte-americano, Jonathan Hoffman, acrescentando que "está claro que os mísseis foram disparados" a partir de território iraniano.
A televisão estatal iraniana referiu que esta operação militar foi designada 'Mártir Soleimani'. Indicou ainda que a divisão aeroespacial dos Guardas da Revolução, que controla o programa de mísseis iranianos, desencadeou o ataque. O Irão referiu que vai disponibilizar posteriormente mais informações.
A jornalista do New York Times e especialista em Médio Oriente, Farnaz Fassihi, partilhou também no Twitter o momento em que a base de Al Assad foi atingida.
BREAKING: Footage of Iran attack on US base Al Assad in Iraq.#AlAssad #Iraq pic.twitter.com/8CtLpgnsw6
— Farnaz Fassihi (@farnazfassihi) January 7, 2020
Veja outro dos vídeos partilhados na galeria acima.