O momento da explosão na cratera do Popocatepetl, o vulcão mexicano que entrou em erupção na manhã desta quinta-feira, dia 9, são impressionantes. A explosão projetou cinzas e pedras incandescentes, tendo uma nuvem de fumo subido aos 3 mil metros, captada até por satélites.
Apesar da erupção, conta a imprensa, as autoridades mexicanas mantiveram o nível de alerta amarelo que vigora na região.
Não há registo de qualquer ferido na sequência desta erupção do Popocateptl, também conhecido por Don Goyo.
Para este nível de alerta, as autoridades aconselham a população a manter uma distância de 12 km da cratera, a estar atenta à informção oficial e a estar preparada para a necessidade de uma eventual evacuação.
Acciones preventivas para el nivel de alerta #AmarilloFase2: Mantenerse atento a la información oficial. Preparar documentos importantes. Realizar simulacros y conocer la ubicación de refugios temporales. Elaborar un plan familiar de Protección Civil. pic.twitter.com/KUkiHOrnhX
— PC Estatal Puebla (@PC_Estatal) January 9, 2020
Veja na galeria acima o momento em que se dá a explosão e o vulcão projetando cinzas e pedras.
#ZonaOrienteEstá mañana el volcán Popocatépetl registró un explosión con contenido moderado de ceniza.El reporte de la Coordinación Nacional de Protección Civil fue a las 6:33 de la mañana cuando se reportó actividad moderada, expulsando una columna de humo de 3 kilómetros. pic.twitter.com/4DuzS2qP1J
— Arturo en la Radio (@Enlaradiofm) January 9, 2020
O Popocatepetl situa-se a 5.400 metros de altitude e é considerado um dos vulcões mais perigosos do mundo, tendo em conta a forte densidade populacional da zona.
Recorde-se que se situa a apenas cerca de 70 km a sudeste da Cidade do México.
#Popocatepetl pic.twitter.com/w4DsOvlZIp
— geentolentino (@geentolentino) January 9, 2020