As fortes chuvas que caíram no fim de semana proporcionaram algum alívio em algumas áreas devastadas pelos incêndios florestais na Austrália. Depois de meses de seca extrema, os fortes ventos trazidos pelas tempestades estão a varrer várias zonas de Nova Gales do Sul, transformando os dias em noite.
Os serviços meteorológicos locais emitiram, de acordo com o Guardian, vários alertas este domingo para o centro de Nova Gales do Sul por causa destas nuvens de pó e areia compactas, que viajam a grande velocidade.
Na galeria acima, pode ver um vídeo em time-lapse de uma dessas tempestades a chegar a Parkes.
Os vídeos publicados nas redes sociais mostram as tempestades de pó - tão espessas que bloqueiam a luz do sol - a descer sobre Dubbo ou Narromine, no mesmo estado, conforme pode ver abaixo.
Nyngan‘s Grace Behsman took this video of a huge dust storm rolling in as they approached town. Watch til end - scary moment when the storm overtakes and everything goes black. The dust storm has swept the west & is encroaching Dubbo. Remember: not everyone’s celebrating rain pic.twitter.com/5VMLrFbrrT
— Lucy Thackray (@LucyThack) January 19, 2020
Narromine dust storm - Jan 19th pic.twitter.com/GeFSqby8NY
— Mick Harris (@mickharris85) January 19, 2020
Recorde-se que as fortes chuvas caíram na região de East Gippsland, uma das áreas mais afetadas pelos incêndios no estado de Victoria, sendo que também atingiram a costa sul e as Snowy Mountains, que foram devastadas pelas chamas desde a véspera do Ano Novo. Em Canberra, a queda de granizo do tamanho de bolas de ténis causou danos a veículos e árvores.
A queda das chuvas aliviou o trabalho aos bombeiros que tentam apagar os incêndios que atingiram, desde setembro, mais de 80.000 quilómetros quadrados de território e mataram pelo menos 29 pessoas.
Entretanto, as condições meteorológicas de hoje são temporárias, já que na quarta e quinta-feira é esperado um aumento de temperatura. Na sexta-feira, deverá chover novamente.