As imagens são impressionantes. Milhares de britânicos saíram à rua na noite deste sábado, dia em que os pubs reabriram no Reino Unido e muitos, além de não respeitarem as distâncias sociais, recomendadas pela OMS, exageraram no álcool e drogas. Até rixas e nudez houve.
Alguns bares chegaram mesmo a fechar mais cedo devido à desordem, revela a Sky News.
A mesma publicação garante que houve confrontos violentos e as autoridades foram obrigadas a fazer várias detenções.
Apesar das imagens, que pode ver na galeria acima, o secretário da Saúde britânico, Matt Hancock já veio dizer que correu tudo como era esperado e sem confusão. “Embora algumas fotos mostrem o contrário, a maioria das pessoas, a grande maioria mesmo, comportaram-se de uma forma responsável, respeitando o distanciamento social”, garantiu.
Já John Apter, presidente da Federação de Polícia de Inglaterra e País de Gales, criticou o comportamento das pessoas “embriagadas” e disse que era de esperar que, ao atenuar as restrições, as pessoas deixassem de seguir a regra de 1,5 a 2 metros de distância.
“Terminei o meu turno noturno. Um turno muito movimentado. Lidamos com comportamentos desrespeitosos, homens nus, consumo e posse de drogas, bêbados felizes, bêbados zangados, rixas, mais zangados e bêbados e fui ainda chamado de porco fascista por alguém a quem tentávamos ajudar”, escreveu John Apter no Twitter.
“Ficou claro que as pessoas bêbadas não vão cumprir o distanciamento social. Foi uma noite atribulada. Conseguimos lidar com ela em Southampton, mas sei que outras áreas tiveram problemas, com polícias a serem agredidos. Por isso, agora que estou de regresso a casa, apelo àqueles que ainda estão a fazer o turno, por favor, mantenham-se seguros”, adiantou.
Apesar de algumas zonas terem dado ‘trabalho’ às autoridades, como em Devon e Nottinghamshire, em Cambridgeshire, por exemplo, a polícia elogiou a comunidade por se terem comportado com responsabilidade durante a noite de sábado.