O ministro da Saúde espanhol anunciou medidas mais restritivas no país. Passa, assim, a ser proibido fumar na rua e foi decretado o encerramento de todos os espaços de diversão noturna - como bares e discotecas. As medidas são para ser cumpridas em todo o território espanhol.
A tomada de decisão surge depois de, nesta quinta-feira, terem sido diagnosticados quase 3 mil novos casos da doença em apenas 24 horas. Esta sexta-feira, a tendência repetiu-se, com 2.987 contágios reportados num dia.
Salvador Illa referiu que os contágios são agora diferentes dos registados em abril, afetando uma população mais jovem e sendo, na maioria, casos assintomáticos. Dirigiu-se, por isso, aos jovens pedindo-lhes que sejam responsáveis e disciplinados, refere o El Pais.
"Não podemos não cumprir as regras e ignorar o facto de que o vírus está a circular entre nós", disse.
"Hemos decidido adoptar por primera vez en democracia actuaciones coordinadas en en materia de salud pública en beneficio de todas las Comunidades Autónomas de España. Estas medidas han sido adoptadas por unanimidad"@salvadorilla en rueda de prensa#Covid_19 pic.twitter.com/JKeqPX6j4G
— Ministerio de Sanidad (@sanidadgob) August 14, 2020
Quanto ao consumo de álcool, segundo o ABC, continuará a ser proibido nas ruas e haverá um reforço da fiscalização para garantir o cumprimento destas regras. Em relação ao tabaco e produtos similares, não será permitido fumar nas vias públicas ou em espaços exteriores onde não se possa garantir uma distância de segurança de pelo menos 1,5 metros.
Recorde-se que desde o início da pandemia em Espanha, 342.813 pessoas testaram positivo ao novo coronavírus e 28.617 morreram.