O Ministério da Saúde espanhol somou, esta segunda-feira, 23.480 novos casos de infeção pelo novo coronavírus ao total acumulado de casos confirmados, que é agora de 813.412. Recorde-se que os dados em Espanha não são atualizados ao fim de semana.
Em termos de mortes, foram notificadas mais 139 desde sexta-feira. O total acumulado de vítimas mortais é agora de 32.225.
Madrid continua a somar o maior número de novos casos, tendo notificado 6.616 novos contágios dos 23.480 detetados desde sexta-feira.
Por outro lado, deram entrada nos hospitais com a doença nas últimas 24 horas 891 pessoas, das quais 212 em Madrid, 121 na Andaluzia e 113 na Catalunha.
Estão hospitalizados em todo o país 10.949 pessoas com o novo coronavírus, das quais 1.580 estão em unidades de cuidados intensivos.
As cidades espanholas de Leão e de Palência da comunidade autónoma de Castela e Leão que faz fronteira com Portugal vão limitar a deslocação dos seus habitantes a partir de terça-feira, devido ao aumento de contágios de Covid-19.
Vai ser restringida a entrada e saída de pessoas destas duas cidades a partir de terça-feira e durante pelo menos 14 dias, cumprindo assim critérios de luta contra a pandemia estabelecidos pelo Governo espanhol e já em vigor em 10 municípios da comunidade autónoma de Madrid, incluindo a própria capital.
Passa a haver restrições à entrada e saída de pessoas nos respetivos municípios, exceto deslocações "devidamente justificadas", tais como ao médico, ao trabalho, centros educativos, assistência a idosos, menores e dependentes; e viagens a bancos, tribunais ou outros organismos públicos.