Com o mês de dezembro a chegar, começa a tornar-se cada vais mais perceptível que o Natal deste ano não será igual ao que estamos habituados. Há países já a apertar as medidas de restrição, como é caso da Alemanha, apesar de se prever o alívio de algumas delas nos dias do Natal.
Por cá, o recado já foi deixado por Marta Temido. "Neste momento estamos ainda a lutar para chegar o melhor possível aos primeiros dias de dezembro (...) mas há uma coisa que é já muito clara: não vamos poder ter um Natal igual ao dos anos anteriores. Por muito que a situação epidemiológica melhore", disse a ministra da Saúde, perante os dados desta quarta-feira, que indicam que houve mais 71 mortos e 5.290 casos em Portugal.
E se muitos aguardam com expetativa o início do próximo ano, e pela chegada de uma vacina contra a Covid-19, esta noite a AstraZeneca e a Universidade de Oxford deram um passo atrás no seu estudo, admitindo que houve um erro de fabrico que está a levantar questões sobre os resultados preliminares e a eficácia da sua vacina experimental contra a Covid-19. Depois de terem descrito a vacina como "altamente eficaz", sabe-se agora que o grupo de voluntários que recebeu uma dose menor parecia estar muito mais protegido do que os voluntários que receberam duas doses completas.
Pode acompanhar nestes mapas interativos a evolução da pandemia em Portugal e no Mundo.
Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:
15h00 - Este registo termina aqui. Mas pode continuar a acompanhar-nos neste novo registo.
14h40 - O Governo francês disse hoje que os indicadores da pandemia da doença covid-19 no país estão a melhorar "em todos os níveis", avisando, no entanto, que seria "prematuro" neste momento avançar para um desconfinamento e recomenda prudência.
14h35 - Portugal com mais 82 mortos e 6.383 novos casos. Em termos acumulados, o país soma 4.209 vítimas mortais e 280.394 infetados.
Já se encontra disponível o Relatório de Situação de hoje, 26 de novembro. Consulte o relatório completo em https://t.co/GoTLqOwIOA #Saúde #SNS #DGS #UmconselhodaDGS #COVID19PT #estamoson @DGSaude @govpt pic.twitter.com/SHpqrkKaS8
— SNS_Portugal (@SNS_Portugal) November 26, 2020
14h28 - Moçambique registou, nas últimas 24 horas, mais 165 casos positivos do novo coronavírus, que elevam o total para 15.467, mantendo-se com 128 óbitos, anunciaram as autoridades de saúde.
13h13 - Ministro do Planeamento está infetado. A informação está a ser avançada pela TVI24. Nelson de Souza é o segundo membro do Governo a enfrentar a Covid-19, depois de em meados de outubro o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, ter sido obrigado a ficar em isolamento por ter testado positivo.
13h04 - Tolerância de ponto não abrange todos os funcionários públicos. As tolerâncias de ponto de 30 de novembro e 7 de dezembro não são aplicáveis aos trabalhadores de serviços essenciais, tais como profissionais de saúde, segundo um despacho hoje publicado em Diário da República.
13h00 - Mais de 1,42 milhões de mortos no mundo desde início da pandemia. O balanço acaba de ser revelado pela agência France-Presse (AFP) com base em fontes oficiais. Os países que registaram mais mortes no último dia foram, e de acordo com os respetivos balanços, os Estados Unidos da América (EUA) com 2.439 óbitos, o México (858) e Itália (722).
Os Estados Unidos continuam a ser o país mais afetado, tanto em número de mortos como de casos, com um total de 262.283 mortes entre 12.778.254 casos recenseados, segundo o balanço da universidade norte-americana Johns Hopkins. Aos EUA segue-se o Brasil com 170.769 mortos em 6.166.606 casos, a Índia com 135.223 mortos (9.266.705 casos), o México com 103.597 mortos (1.070.487 casos) e o Reino Unido com 56.533 mortos (1.557.007 casos).
Ainda entre os países mais afetados, a Bélgica é o que conta com mais mortos em relação à sua população, com 138 óbitos por cada 100.000 habitantes, seguido pelo Peru (108), Espanha (94) e Itália (86).
12h34 - O Lar Monsenhor Júlio Martins, em Ligares, Freixo de Espada à Cinta, distrito de Bragança, registou hoje a morte de duas idosas e tem 38 casos de infeção por SARS-CoV-2, entre utentes e funcionários.
12h25 - O ministro da Saúde espanhol afirmou, hje, que não acredita que a testagem em massa da população seja a solução para o Natal, em época de pandemia. Salvador Illa defendeu que a medida mais importante é o sentido de responsabilidade de cada um, escreve o El País.
12h15 - A presidência portuguesa da União Europeia quer combinar a "resposta imediata" à crise pandémica com uma "visão de longo prazo" que permita construir uma Europa "capaz de se adaptar" e de responder "às expetativas dos cidadãos". A "primeira prioridade" do programa da presidência é a resiliência da Europa, frisou, explicitando que ela consiste na "capacidade de adaptação, de lidar com pressões externas, assegurando uma resposta que englobe as expetativas dos cidadãos" nas "circunstâncias extraordinárias" que a pandemia de covid-19 criou.
12h00 - Nunca é demais recordar: Use a máscara!
11h54 - O mundo tem que "iniciar desde já um diálogo global" para definir se será necessário um certificado de vacinação para viajar, defendeu hoje o diretor do Africa CDC. "O que seria extremamente perigoso é que as pessoas começassem por se vacinar e depois impusessem condições sobre quem pode vir ou ir seja onde for", alertou John Nkengasong.
11h52 - Os Centros de Atividades de Tempos Livres (ATL) vão ter mesmo que suspender as suas atividades nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro. A infromação foi confirmada pelo Ministério da Solidariedade e Segurança Social ao JN. "Considera-se que os Centros de Atividades de Tempos Livres se encontram numa situação análoga aos estabelecimentos e equipamentos previstos no n.º 4 do artigo 22.º do Decreto 9/2020, que regula a suspensão das atividades letivas e não letivas nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro, ficando assim as suas atividades suspensas nesses dias", pode ler-se no esclarecimento.
11h40 - As medidas excecionais e temporárias no âmbito da pandemia da covid-19 aplicáveis aos programas operacionais no setor das frutas e produtos hortícolas e respetiva assistência financeira foram publicados em Diário da República. O Governo reconhece que os produtores de frutas e produtos hortícolas foram confrontados com dificuldades excecionais, nomeadamente no que diz respeito à escassez de mão-de-obra e a problemas logísticos, tanto no fornecimento de fatores de produção, como na distribuição dos produtos alimentares, provocando importantes perturbações financeiras no setor.
11h28 - Durante oito meses, a família Aragonez cumpriu à risca todas as restrições impostas pela pandemia da Covid-19. Depois de todo esse tempo, decidiu quebrar apenas uma das regras, para celebrar um aniversário, e o resultado não se fez esperar. Hoje, contam o erro que cometeram - e que resultou em 15 casos de Covid-19 na família, para que sirva de exemplo para outros.
An #ArlingtonTX family recently experienced an outbreak of #COVID19 after attending a large family gathering. Please watch this video message and do your part to reduce the spread of the virus this holiday season. #ProtectArlington https://t.co/QQdkWS1zxH pic.twitter.com/ycdog3wXci
— City of Arlington (@CityOfArlington) November 20, 2020
11h12 - Em entrevista ao programa Hora da Verdade, da Renascença, a ministra da Saúde reforçou que a "situação é muito grave" no país, motivo pelo qual é preciso "conter cadeias de transmissão". Marta Temido garantiu, que "o número de camas de cuidados intensivos de que dispomos no SNS tem alguma capacidade de ajustamento" e que estas têm vindo a aumentar ao longo dos meses, mas que issopdoepôr em causa a atividade assistencial noutras áreas.
"Nós, neste momento, estamos já numa situação que posso dizer que é complexa, grave e que exige uma gestão diária de grande esforço pelas unidades de saúde e de grande articulação entre as unidades de saúde", disse.
11h07 - Mais de metade das empresas respondentes reportou um impacto negativo ou muito negativo na evolução presente do volume de negócios associado à redução das encomendas/clientes (59%) e às novas medidas de contenção (56%), segundo o INE. "85% das empresas deverão manter os postos de trabalho até ao final de 2020, enquanto 10% das empresas têm planos para a sua redução", pode ler-se no documento do INE.
10h49 - A Casa Real da Suécia emitiu um comunicado esta quinta-feira, onde informa que o príncipe Carlos Felipe e a mulher, a princesa Sofia, testaram positivo para o novo coronavírus. O palácio confirmou que os dois se encontram bem "tendo em conta as circunstâncias", e que estão em confinamento.
10h45 - A Universidade de Aveiro (UA) ultrapassou a barreira dos 300 contágios pelo novo coronavírus, depois de nos últimos dois dias terem sido registadas mais 22 infeções por SARS-CoV-2, informou hoje fonte académica.
10h43 - A 'task-force' criada pelo Governo para coordenar todo o plano de vacinação contra a covid-19, desde a estratégia de vacinação à operação logística de armazenamento, distribuição e administração das vacinas, tem um mês para definir todo o processo. Segundo o despacho publicado hoje em Diário da República, assinado pelos ministros da Defesa Nacional, Administração Interna e Saúde, esta task-force tem um mandato de seis meses, renovável em função do progresso da operacionalização da vacinação contra a covid-19.
10h32 - África registou 332 mortes devido à covid-19 nas últimas 24 horas, alcançando um total de 50.628 vítimas mortais causadas pelo novo coronavírus, que já infetou 2.106.931 pessoas, mais 14.652 casos, segundo dados oficiais.
09h40 - O filho de Maradona está a lutar contra a Covid-19 e não vai poder ir ao funeral do pai. Diego Armando Maradona Junior luta há 20 dias contra o vírus mortal sendo que o seu estado se agravou nos últimos dias, tornando-se necessário interna-lo no hospital Cotugno, em Nápoles.
09h20 - O Notícias ao Minuto esteve à conversa com Luís, um jovem de 26 anos, que será um dos poucos casos de reinfeção por Covid-19 em Portugal e no Mundo. Em entrevista afirma que o seu maior medo é ser infetado uma terceira vez. Conheça a sua história aqui.
08h59 - A Rússia regista, esta quinta-feira, um novo valor máximo de infeções em 24 horas. Foram 25.487 as pessoas que testaram positivo à doença no último dia. Assim, o numero total de infetados, desde o início da pandemia, é de 2.187.990. O número de mortos, em 24 horas, foi de 524.
08h00 - Dois estudos da Deco/Proteste sobre idosos em lares alertam para o tempo de espera por vagas, o valor incomportável e a deterioração da qualidade de vida e saúde destes durante a pandemia. A Deco/Proteste apela assim "à revisão do modelo estrutural das instituições", considerando que "a pandemia expôs de forma inquestionável as debilidades dos atuais modelos e a desproteção a que está votada uma parte vulnerável e crescente da população portuguesa".
07h40 - A Índia registou 481 mortos e 44.376 casos de covid-19 nas últimas 24 horas, anunciou hoje o Ministério da Saúde indiano.
07h20 - A Alemanha regista, esta quinta-feira, mais 22.268 casos de Covid-19 e 389 mortes. Com estes valores, o país germânico contabiliza agora 983.588 infetados desde o início da pandemia e 15.160 mortes.
07h17 - Um relatório do Centro de Controlo e de Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos da América (EUA) dá conta de que o país apenas contabilizou um oitavo do total de infeções em todo o território norte-americano. O CDC estima que no final de setembro houvesse mais de 53 milhões de norte-americanos infetados com o SARS-CoV-2. Este número é oito vezes maior do que aquele que as autoridades sanitárias tinham contabilizado naquela altura.
07h15 - O subsídio de risco no combate à pandemia de Covid-19 que o Orçamento do Estado para 2021 centrava nos trabalhadores da saúde vai abranger os outros trabalhadores dos serviços essenciais, segundo uma proposta do PCP aprovada no Parlamento. O valor do subsídio extraordinário corresponderá, no caso destes profissionais, a um acréscimo de 10% da retribuição base relativamente aos dias em que prestem efetivamente funções ou atividade, tendo em conta a exposição ao risco de contágio com Covid-19 no exercício das funções
07h13 - O México registou 858 mortos devido à covid-19 e 10.335 infetados com a doença, nas últimas 24 horas, disseram as autoridades.
07h10 - O presidente eleito dos EUA, o democrata Joe Biden, discursou quarta-feira, em tom presidencial, pedindo aos seus compatriotas que aumentem os cuidados no feriado de hoje para evitar a propagação da pandemia. "Olhem para a nossa história. Podem ver que tem havido circunstâncias mais difíceis em que se forjou a alma da nossa nação. Agora estamos de novo a enfrentar um inverno prolongado e duro", disse.
07h07 - Os Estados Unidos registaram 2.439 mortes causadas pela covid-19 e 196.748 infetados, nas últimas 24 horas, indicou a contagem independente da Universidade Johns Hopkins.
07h05 - A Alemanha vai endurecer as medidas de restrição a partir de 1 de dezembro até ao início de janeiro para conter a propagação do novo coronavírus, embora durante o Natal vá reduzir algumas delas. "Devemos continuar a trabalhar para reduzir o número de casos e por isso temos que apertar as medidas", explicou Angela Merkel, referindo, ainda, que "a situação não permite a supressão de restrições" à vida social e à atividade económica.
07h02 - A Comissão de Saúde da China anunciou hoje ter identificado 21 casos de covid-19, nas últimas 24 horas, incluindo nove locais, detetados na região da Mongólia Interior, no norte do país.
07h00 - A Colômbia contabilizou na quarta-feira mais 8.497 infeções pelo novo coronavírus, número que aumenta para 1.270.991 o número de infetados pelo SARS-CoV-2 desde o início da pandemia, dá conta o Ministério da Saúde colombiano. A Colômbia também contou mais 183 óbitos,.
06h57 - Bom dia! Damos início ao acompanhamento AO MINUTO das novidades sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo. Mas se quiser recordar os acontecimento do dia anterior, pode fazê-lo aqui.