Manicure, massagens, leite aquecido e atenção 24 horas por dia são alguns dos exemplos dos cuidados que a equipa de um jardim zoológico na Rússia presta para cuidar de duas crias de urso polar que foram rejeitadas pela mãe.
A equipa do Gelendzhik Safari Park que cuida das crias é constituída por quatro 'mães' adotivas e dois veterinários. Desde o início de dezembro, esta equipa trabalha sem parar para que este macho e esta fêmea, que ainda não têm nome, consigam sobreviver.
As primeiras seis semanas dos pequenos - filhos de Seryozhka, de sete anos, e de Sedov, de 18 anos - foram as mais difíceis, com os cuidadores a terem de redobrar cuidados para que os animais mantivessem uma temperatura corporal estável e recebessem a quantidade adequada de alimento.
"Nunca houve nenhum caso de criação de filhotes de urso polar rejeitados pela mãe num zoológico russo, esta é a primeira experiência para nós. No mundo, houve apenas cinco casos de sucesso de filhos de urso polar criados desde o nascimento em cativeiro. Espero que tenhamos sucesso", indicou Yelena Milovidova, vice-diretora do parque de Gelendzhik, citada pelo Siberian Times.
A equipa do zoo tentou ordenhar Seryozhka, a mãe das crias, ensinando-a a ficar de pé para que os profissionais pudessem retirar o leite, mas o animal não foi paciente. A equipa conseguiu, porém, tirar um pouco de sangue da mãe para que o soro sanguíneo pudesse ser administrado nas crias, dando-lhes o reforço de imunidade que habitualmente se adquire através do leite materno.
Os pequenos ursos já conseguem abrir os olhos e pesam cerca de 4 quilos cada, esperando-se que dupliquem o peso nas próximas semanas.
Veja, no vídeo acima, as imagens adoráveis destas crias.
Leia Também: Zoo de Santo Inácio em Vila Nova de Gaia recebeu 12 novos animais