A presença deste mapa demonstra as "ilusões fúteis" das autoridades de Erbil "em relação à integridade territorial dos países vizinhos do Iraque", criticou o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Turquia num comunicado.
A nota afirma que Erbil "planeia imprimir selos postais para comemorar a visita do Papa Francisco ao Iraque com o desenho de um mapa que inclui várias províncias turcas".
"Esperamos que as autoridades da região autónoma do Curdistão iraquiano façam, de forma imediata e clara, as declarações pertinentes para corrigir este grave erro", exigiu Ancara.
Francisco concluiu sua visita de três dias ao Iraque com uma missa massiva celebrada no último domingo em Erbil, capital do Curdistão iraquiano, diante de 10.000 fiéis.
O diário digital turco Habertürk publicou uma imagem que supostamente reproduz o selo de 500 dinares que Erbil planearia imprimir, mostrando um perfil em branco do Papa contra os contornos do que parece ser o mapa das regiões curdas no Iraque, Irão, Turquia e Síria.
A silhueta desse território aparece com frequência em várias publicações curdas.
"As autoridades da região autónoma do Curdistão iraquiano vão lembrar-se melhor do que ninguém com que frustração esse tipo de ambição insidiosa costuma acabar", advertiu o comunicado.
O Papa Francisco fez na semana passada uma visita de quatro dias ao Iraque, visitou várias cidades, incluindo Erbil, e encontrou-se com autoridades e com a comunidade cristã no país.
Leia Também: Papa declara-se "pleno de gratidão" após viagem ao Iraque