Congressista dos EUA propõe inclusão de Taiwan no grupo "NATO Plus"
O congressista norte-americano Scott Perry apresentou na Câmara dos Representantes uma proposta para que Taiwan seja incluído no grupo "NATO Plus", que agrupa os principais aliados dos Estados Unidos fora da Aliança Atlântica.
© Reuters
Mundo Aliança
A proposta, designada "Lei Taiwan Plus", foi apresentada a 19 de março e baixou já à Comissão de Negócios Estrangeiros da Câmara dos Representantes, para discussão, segundo o serviço em língua chinesa da Voz da América.
Se aprovada, a proposta faria de Taiwan, cuja soberania é contestada pela China, o 6º membro do grupo "Nato Plus", que atualmente integra Japão, Austrália, Coreia do Sul, Israel e Nova Zelândia.
No projeto, Perry afirma que, apesar de Taiwan ser informalmente designado como um "aliado principal não-NATO" (MNNA, na sigla em inglês) desde 2003, não tem reconhecimento formal enquanto tal, e que é um território "crítico" para a segurança externa dos Estados Unidos.
O estatuto MNNA confere a estes parceiros norte-americanos privilégios na área da Defesa, nomeadamente na aquisição de armamento, mas não compromete os Estados Unidos com a sua proteção, como faz a Aliança Atlântica.
Desde 2001, a China conseguiu que 17 aliados diplomáticos de Taiwan deixassem de reconhecer a sua soberania, incluindo São Tomé e Príncipe.
Os mais recentes a virarem-se para Pequim foram as Ilhas Salomão e Kiribati.
Leia Também: Taiwan condena promessa de vacinas ao Paraguai
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com