Milhões de britânicos podem receber o 'passaporte covid' até 17 de maio e conseguir, assim, viajar para outros países, sem ter de fazer quarentena já este verão.
O documento ainda está a ser desenvolvido, mas deverá estar pronto quando as restrições às viagens forem levantadas.
De acordo com o jornal britânico 'The Guardian', o governo de Boris Johnson estará a trabalhar em dois documentos diferentes: o certificado doméstico da Covid e este 'passaporte de vacinação' para viagens internacionais.
Numa altura em que muitos já começam a pensar nas férias de verão ou visitas à família que não veem desde o início da pandemia, aumenta a pressão sobre o governo britânico para garantir que aqueles que já foram vacinados contra o novo coronavírus possam provar a sua imunidade e, com isso, evitar requisitos de entrada noutros países, como o teste PCR ou o isolamento.
Para o Secretário de Estado dos Transportes do Reino Unido, Grant Shapps, estes documentos não trarão "polémica", uma vez que são necessários para uma reabertura cautelosa perante a ameaça de novas variantes do vírus.
Recorde-se que mais de 11 milhões de britânicos já receberam as duas doses da vacina contra a Covid-19. Esta quinta-feira, o ministro da Saúde britânico anunciou mesmo que 95% da população com mais de 50 anos já está vacinada.
"Estamos no caminho certo para oferecer uma vacina a todos os adultos até ao final de julho", escreveu no Twitter.
Leia Também: Covid-19 deixou de ser a principal causa de morte em Inglaterra e Gales