A Suécia vai adiar os planos para aliviar as restrições em alguns eventos públicos, como jogos de futebol, até 1 de junho, anunciou o primeiro-ministro, Stefan Lofven, esta quarta-feira.
O governo tinha dito, no final do mês passado, que esperava amenizar as restrições e permitir a presença de público em eventos desportivos e culturais ao ar livre a partir de 17 de maio, desde que fosse possível manter o distanciamento social. No entanto, perante o aumento de casos nas últimas semanas no país, dá agora um passo atrás.
"Vemos uma certa luz ao fim do túnel, mas ainda não chegamos lá", disse Lofven aos jornalistas, avisando que "se formos descuidados agora, pagaremos mais tarde."
Ainda hoje, a Agência de Saúde Pública deverá apresentar ao governo um plano para aliviar outras restrições. Os restaurantes, por exemplo, já deverão ficar abertos até mais tarde a partir de junho, defendem as autoridades de saúde.
Depois, se o número de novos casos cair e a campanha de vacinação correr como previsto, outras restrições poderão ser levantadas no final do verão.
Neste momento, a Suécia tem em vigor ainda regras como as restrições de horário em restaurantes, a limitação do número de pessoas em lojas e centros comerciais e há certos estabelecimentos que permanecem fechados.
A Suécia registou esta quarta-feira 6.330 novos casos de Covid-19 e 50 mortes.
Leia Também: Covid-19: Malásia decreta restrições para travar nova vaga da pandemia