O ministro da Saúde britânico, Matt Hancock, garantiu, este domingo, que a nova variante indiana da Covid-19, também conhecida como a variante Delta, é 40% mais contagiosa do que a estirpe original da doença.
Em declarações à Sky News, o governante admitiu ainda que o surgimento desta variante está a dificultar a decisão de avançar com o último levantamento de restrições de confinamento e distanciamento social no Reino Unido, previsto para dia 21 de junho.
Esta decisão será particularmente complicada tendo em conta que os próprios peritos estão divididos, com alguns a defenderem que o desconfinamento deve continuar e outros que deve parar.
"[O facto de a variante indiana ser 40% mais contagiosa] é o último dado que tenho. Isto quer dizer que é muito mais difícil gerir o vírus com esta nova variante Delta. Ainda assim, acreditamos que com a administração das duas doses da vacina consigamos a mesma proteção da variante antiga", esclareceu o ministro.
Os dados epidemiológicos no Reino Unido parecem estar estabilizados, por enquanto. De acordo com o último balanço revelado este sábado pelo Ministério da Saúde, em 24 horas, foram registados mais 13 óbitos associados à Covid-19 e 5.765 de novas infeções.
Leia Também: AO MINUTO: Mais de metade de novos casos na LVT. "Não podem ser números"