Polícia da Nicarágua detém quinto potencial candidato às presidenciais
Além dos eventuais rivais do presidente Daniel Ortega nas eleições deste ano, a polícia já deteve uma dúzia de figuras da oposição.
© AFP via Getty Images
Mundo Nicarágua
A polícia nicaraguana deteve o jornalista Miguel Mora ao abrigo da controversa lei da traição – uma lei que dá ao governo o poder de proibir candidatos de concorrerem a cargos públicos se forem considerados traidores da Nicarágua. Mora é o quinto potencial candidato às eleições presidenciais a ser detido nas últimas três semanas, revela a BBC.
Esta vaga de detenções acontece a cinco meses das eleições, às quais o presidente Daniel Ortega deverá concorrer para tentar assegurar o quarto mandato consecutivo.
A polícia justificou a detenção de Miguel Mora, o antigo diretor do canal de televisão da oposição 100% Noticias, por “incitar a interferência estrangeira em assuntos internos e requisitar uma intervenção militar”.
Além de Mora, os outros potenciais candidatos às presidenciais recentemente detidos são: Félix Maradiaga, um ativista político; Juan Sebastián Chamorro, um economista; Cristiana Chamorro, a filha da antiga presidente Violeta Chamorro; e, Arturo Cruz, antigo embaixador da Nicarágua.
Mas não foram detidos apenas possíveis candidatos às eleições presidenciais. A polícia nicaraguana também deteve uma dúzia de outras figuras da oposição.
Leia Também: América Central e Espanha exortam Nicarágua a libertar oposição
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com