Morreram em Cuba cinco generais históricos nos últimos 10 dias

Cuba testemunhou nos últimos 10 dias a morte de cinco generais que ao longo de várias décadas integraram as forças armadas do país caribenho, divulgaram hoje as agências internacionais.

Notícia

© Reuters

Lusa
27/07/2021 23:41 ‧ 27/07/2021 por Lusa

Mundo

Cuba

O óbito mais recente foi o do brigadeiro-general Armando Choy Rodríguez que morreu na segunda-feira aos 87 anos, segundo confirmou a Universidade Central de Las Villas, citada pela agência espanhola EFE, sem dar pormenores sobre a causa de morte.

Nascido em 1934, Choy Rodríguez foi um dos fundadores do Movimento 26 de Julho, movimento revolucionário fundado por Fidel Castro contra o ditador Fulgencio Batista e que teria um papel determinante na Revolução Cubana (1953-1959).

No domingo, o Ministério das Forças Armadas Revolucionárias (Minfar) divulgou a morte de Manuel Lastres Pacheco, um outro general na reserva que lutou como soldado na guerrilha na Sierra Maestra (montanhas no sudeste da ilha caribenha), durante a Revolução Cubana, sob as ordens do comandante Ernesto "Che" Guevara.

Nos dias anteriores, as autoridades cubanas já tinham igualmente anunciado a morte de outros três generais na reserva: Rubén Martínez Puente, Marcelo Verdecia Perdomo e Agustín Peña.

Leia Também: Presidente Obrador diz ser "desumano e medieval" bloqueio dos EUA a Cuba

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas