Maioria dos incêndios no norte da Argélia quase controlados

A maioria dos incêndios florestais que assolam o norte da Argélia estão hoje perto de ser controlados, nomeadamente na região de Tizi Ouzou, a mais afetada, na Cabília, onde a população está em choque.

Notícia

© Getty Images

Lusa
13/08/2021 16:53 ‧ 13/08/2021 por Lusa

Mundo

incêndios

 

Pub">

Pelo menos 71 pessoas morreram desde segunda-feira nos incêndios intensificados pelo calor extremo, segundo o último balanço das autoridades, que denunciam uma origem "criminosa".

Depois de anuncia "a extinção esta manhã de todos os incêndios florestais em Tizi Ouzou", a Proteção Civil relatou o início de cinco fogos na área desta prefeitura.

Bombeiros e voluntários continuam a combater 35 fogos em outras 11 prefeituras, nomeadamente em Jijel, Bejaia e Boumerdès, de acordo com o último balanço da Proteção Civil.

No total, foram extintos 76 incêndios, de uma centena registada na quinta-feira em 15 prefeituras do país.

Face à tragédia, ocorrem as manifestações de solidariedade e os apelos à ajuda multiplicam-se na sociedade civil, dentro e fora da Argélia.

Dois bombardeiros de água franceses intervieram na quinta-feira na Cabília e três outros são esperados hoje vindos da Espanha e da Suíça, segundo o Presidente argelino, Abdelmadjid Tebboune.

No segundo dia do luto nacional decretado em homenagem às vítimas, foi feita uma oração pelos ausentes logo após a oração semanal da sexta-feira muçulmana nas mesquitas argelinas.

Maior país de África, a Argélia tem apenas 4,1 milhões de hectares de floresta, com um índice de reflorestação de 1,76%.

Todos os anos o norte do país é afetado por incêndios florestais. Em 2020, arderam quase 44.000 hectares de floresta.

Os incêndios que se multiplicam em todo o mundo estão associados a vários fenómenos previstos pelos cientistas devido ao aquecimento global.

Leia Também: Calor extremo e incêndios assolam países do Sul da Europa e Mediterrâneo

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas