A ilha de La Palma foi sacudida, esta tarde, por um terramoto de 4,4 de magnitude, o maior desde o início da crise vulcânica.
O abalo foi registado pelo Instituto Nacional Geográfico espanhol (ING) em Mazo, por volta das 15h33 (hora das Canárias), a 36 quilómetros de profundidade.
O sismo foi sentido, com maior ou menor intensidade, em praticamente toda a ilha de La Palma.
O anterior terramoto de maior magnitude, 4,3, foi registado há seis dias também em Mazo, a 35 quilómetros de profundidade.
#terremoto 13/10/2021 14:33:48UTC SW VILLA DE MAZO_ILP mag=4.4 prof=36km cálculo revisado https://t.co/rpKCOEIezD
— IGN Sismología (@IGN_Sismologia) October 13, 2021
Este é o quinto terremoto com magnitude superior a 4 nos últimos três dias e o mais forte desde o início da crise vulcânica.
A lava do vulcão Cumbre Vieja ocupa atualmente 656 hectares e já afetou mais de 1.500 construções naquela ilha do aquipélago das Canárias.
A erupção, que começou a 19 de setembro último, afetou 52,1 quilómetros de estradas, 49 quilómetros das quais foram destruídas.
As autoridades locais da ilha de La Palma informaram hoje que as pessoas retiradas das zonas em que se encontram as correntes de lava com propriedades fora do perímetro de segurança estabelecido terão acesso a partir do sul para recolher roupas e pertences.
Além disso, os agricultores da zona poderão irrigar e cortar fruta desde que tenham arranjado tempo e acesso com a sua coletividade de irrigação.
Leia Também: La Palma. Nuvem de dióxido de enxofre de vulcão atinge Península Ibérica