Foram identificados seis casos da estirpe Ómicron na Escócia, avança a BBC. Estes são os primeiros casos da nova variante do coronavírus a serem detetados no país, depois de no sábado terem sido identificados os primeiros casos da Ómicron no Reino Unido, mais precisamente em Inglaterra.
O governo escocês anunciou que quatro casos foram diagnosticados na região de Lanarkshire e os outros dois em Greater Glasgow e Clyde.
As autoridades de saúde escocesas já estão a proceder ao rastreamento dos contactos para estabelecer qual a origem desta nova variante no país e descobrir se mais alguém esteve em contacto nas últimas semanas com estas seis pessoas infetadas.
O ministro da Saúde da Escócia, Humza Yousaf, disse que este era um "momento de preocupação" para estas pessoas, acrescentando que vão ter "ajuda especializada e apoio".
John Swinney, o número dois do governo escocês, afirmou no programa 'Good Morning Scotland', da BBC, que entre estes seis casos alguns "não têm um histórico de viagens".
"Isso diz-nos que deve haver um grau de transmissão comunitária desta estirpe em particular", frisou Swinney, assinalando que isso aumenta "os desafios" para interromper a propagação do vírus.
Leia Também: AO MINUTO: 13 casos da Ómicron em Portugal; Voos de Moçambique suspensos