A Guardia Civil desmantelou uma rede criminosa internacional responsável por introduzir toneladas de cocaína na Europa através dos portos espanhóis. A megaoperação contou com a colaboração da agência norte-americana Drug Enforcement Administration (DEA), Europol, Polícia Federal Brasileira e a Polícia Federal Belga, sob a direção da do Tribunal Superior Nacional espanhol.
De acordo com comunicado divulgado pela Guardia Civil, a rede é responsável pela introdução em Espanha de mais de quatro toneladas de cocaína provenientes da Colômbia, Brasil e Equador.
28 pessoas, algumas das quais consideradas "Alvos de Alto Valor" para a Europol, foram detidas e oito toneladas de cocaína apreendidas.
Esta megaoperação, denominada 'TURIA', desmantelou uma das organizações criminosas mais ativas na introdução de droga na Europa através dos portos espanhóis. A investigação durava há mais de um ano no seguimento de várias apreensões de cocaína.
Em abril de 2021, as Equipas de Criminalidade Organizada (ECOs) da Unidade Operacional Central espanhola com sede em Alicante e Pontevedra, "impediram a saída de 300 quilos de cocaína do Porto de Valência, procedendo à detenção de 3 pessoas". Nesta apreensão, descreve o comunicado, um veículo autorizado a operar naquele porto extraiu o conteúdo de um contentor vindo do Brasil.
Perante esta e outras apreensões de altas quantidades de droga, iniciou-se a investigação que culminou agora no desmantelamento da organização.
Leia Também: Espanha. Desmantelada rede que escondia droga em contentores com plástico