Têm as vidas em suspenso e, no seu próprio país, estão refugiados. Em estações de metro, como acontece em Kharkiv e Kiev, ou em abrigos, um pouco por todo o país. A guerra começou na Ucrânia e Portugal já se mostrou disponível para ajudar, sendo que António Costa disse até já estar a identificar oportunidades de trabalho para refugiados.
Mas, até lá, podemos ajudar financeiramente algumas organizações que estão no terreno a apoiar o povo ucraniano.
United Help Ukraine
A United Help Ukraine (UHU) está a trabalhar para fornecer kits de primeiros socorros individuais que salvam vidas (IFAKs com ligaduras e torniquetes para parar o sangue) outros objetos médicos de emergência para a linha da frente. "Além disso, a UHU também está a cooperar com outras organizações de resposta a emergência para preparar ajuda humanitária a civis que podem ser diretamente afetados se as forças russas atacarem", pode ler-se.
Pode ajudar aqui.
Army SOS
Esta iniciativa angaria munições, escudos e alimentos para os soldados ucranianos. “Está pronto para ajudar o exército [ucraniano] hoje? Amanhã pode ser tarde demais”
Pode ajudar aqui.
Cruz Vermelha Ucraniana
A organização é responsável por ajudar refugiados e treinar médicos. "Todos os fundos serão utilizados para ajudar os necessitados, afetados por conflitos armados, recolha de sangue, mobilização de voluntários e recursos e atividades de emergência", pode ler-se no site.
Pode ajudar aqui.
Sunflower of Peace
Esta organização ajuda paramédicos e médicos e pede fundos para preparar mochilas táticas médicas de primeiros socorros para paramédicos e médicos na linha da frente. "Cada mochila tem a capacidade de salvar até 10 vidas: soldados ucranianos, civis, voluntários e crianças", dizem.
Pode ajudar aqui.
Unicef Ucrânia
A Unicef apoia a saúde, nutrição, educação, água potável segura, saneamento e protecção de crianças e famílias apanhadas no conflito na Ucrânia. A organização está ainda a trabalhar para reparar escolas destruídas pelos bombardeamentos
Pode ajudar aqui.
Leia Também: Von der Leyen e Michel solidários com Zelensky em "momento difícil"