O governo da capital da Letónia, Riga, concordou, esta sexta-feira, em mudar o nome da rua onde está localizada a embaixada russa. Agora o pequeno pedaço da Rua de Antonijas, que alberga o edifício da embaixada, passará a chamar-se “Rua da Ucrânia Independente”.
“De forma a expressar o mais forte apoio à heroica luta do povo ucraniano, Riga renomear a secção da Rua Antonijas, na qual está localizada a Embaixada da Federação Russa na Letónia, como Rua da Ucrânia Independente", lê-se num comunicado.
Riga segue o exemplo da capital da Lituânia, Vilnius. Ontem, o presidente da Câmara anunciou que vai dar o nome a uma pequena via que leva à embaixada russa na capital lituana de "rua dos Heróis Ucranianos".
Lai izteiktu visstingrāko atbalstu Ukrainas tautas varonīgajai cīņai, Antonijas ielas posmu, uz kura atrodas arī Krievijas Federācijas vēstniecība Latvijā, Rīga pārdēvēs par Ukrainas neatkarības ielu. #StandWithUkraine pic.twitter.com/kUKwPkKVNw
— Rīga (@RigasDome) March 4, 2022
A Letónia, Lituânia e Estónia fazem parte dos países bálticos e, segundo alertou o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, serão os próximos na mira de Vladimir Putin, caso a Rússia consiga conquistar a Ucrânia. Os três países, anteriormente ocupados pela URSS, são agora membros da União Europeia (UE) e da NATO.
Leia Também: AO MINUTO: Ucrânia na UE? "Rapidamente"; Kremlin combate sanções