A Guardia Civil espanhola, anunciou, este domingo, que apreendeu uma coleção particular com mais de mil animais embalsamados, incluindo mais de 400 de espécies extintas ou ameaçadas.
A descoberta ocorreu na sequência de uma investigação a um empresário, que começou em novembro de 2021, depois de a autoridade ter conhecimento de uma possível coleção particular de espécimes no município de Bétera.
Em comunicado, a Guardia Civil informa que acabou por localizar, no referido município, dois armazéns que continham mais de 1.090 animais embalsamados. Destes, 405 faziam parte da Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies Silvestres Ameaçadas de Extinção, estando alguns extintos como o 'oryx dammah' ou praticamente extintos como o 'adax ou o tigre de Bengala'. Havia ainda vários animais com diferentes níveis de proteção como "a chita, o leopardo, leão, urso polar, leopardo das neves, rinoceronte branco, etc" e perto de duas centenas de peças de marfim de elefantes.
Esta coleção teria um valor aproximado de mais de 29 milhões de euros.
A Guardia Civil irá agora proceder à análise de toda a documentação fornecida pelo empresário para justificar a posse destas peças. O homem pode vir a ser acusado de tráfico e outros crimes contra o ambiente.
O processo foi entregue a um tribunal em Llíria.
Incautado el mayor hallazgo de animales disecados protegidos a nivel nacional y uno de los más grandes de Europa.
— Guardia Civil 🇪🇸 (@guardiacivil) April 10, 2022
Se ha investigado a una persona por los delitos de contrabando y otro relativo a la protección de la flora y faunahttps://t.co/5RuIjUOGQK pic.twitter.com/cBE0unHIRE
Leia Também: Guardia Civil deteve três portugueses por posse ilegal de arma