Ucrânia na UE? Pode demorar "meses ou anos", diz Scholz

O chanceler alemão considerou, ainda, que as entradas da Suécia e da Finlândia na NATO irão fazer com que a Europa se torne "ainda mais segura".

Notícia

© Reuters

Notícias ao Minuto com Lusa
19/05/2022 09:46 ‧ 19/05/2022 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo

Rússia/Ucrânia

O chanceler alemão Olaf Scholz mostrou-se, esta quarta-feira, desfavorável à criação de um "atalho" para a Ucrânia aderir à União Europeia, alertando que se trata de um processo que se pode prolongar durante "meses ou alguns anos".

"O facto de não haver um 'atalho' no caminho para a adesão da Ucrânia à União Europeia é um imperativo de justiça para os seis países dos Balcãs que há muito desejam aderir ao bloco europeu", disse Scholz durante um discurso na câmara Baixa do Parlamento alemão.

"Emmanuel Macron tem razão ao sublinhar que o processo de adesão da Ucrânia não é trabalho para alguns meses ou alguns anos", disse ainda o chanceler alemão citando o chefe de Estado francês.  

A questão da adesão da Ucrânia à União Europeia tem sido um tema central na política de Bruxelas face à invasão russa mas os métodos e o processo de entrada do país ao bloco europeu não tem sido consensual entre os Estados membros. 

O governante alemão falou ainda acerca das entradas da Suécia e da Finlândia na NATO . "Amigos da Suécia e da Finlândia, vocês são muito bem-vindos. Com vocês ao nosso lado, vamos ter uma Europa ainda mais segura e forte".

Este discurso acontece dias antes da convenção extraordinária da UE, que decorrerá nos próximos dias 30 e 31. O encontro focar-se na situação da Ucrânia, devendo se discutido o eventual embargo ao petróleo russo.

Leia Também: NATO destaca que a guerra mostra a importância da moral das tropas

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas