A Ucrânia informou, esta terça-feira, que os seus navios de transporte de cereais começaram a passar pelo rio Danúbio, o que aumenta as esperanças que a exportação de cereais volte a ser possível.
"Nos últimos quatro dias, 16 navios passaram pela foz da cidade de Bystre (na Polónia)", disse o vice-ministro das Infraestruturas, Yuriy Vaskov, num comunicado citado pela agência Reuters. "Planeamos manter este ritmo", acrescenta.
A tutela ucraniana sublinha ainda que os 16 navios estão agora a esperar serem carregados com cereais ucranianos para exportação com vista a chegarem aos mercados estrangeiros, enquanto mais de 90 navios aguardam a sua vez no canal Sulina, na Roménia.
Apenas quatro navios podiam ser recebidos por dia ao longo na rota Sulina, quando é necessário uma taxa de oito por dia. Mas a Ucrânia está a negociais com a Roménia e representantes da Comissão Europeia sobre o aumento da taxa destas travessias.
Se tais condições forem atendidas, e com a abertura do porto de Bystre, a Ucrânia espera que esse congestionamento de navios termine dentro de uma semana e que as exportações mensais de cereais aumentem em 500 mil toneladas.
Antes da invasão da Rússia os portos representavam cerca de 80% da exportação de produtos agrícolas da Ucrânia, estando estas agora restritas aos portos do Danúbio, ferrovias e estradas apenas oeste, devido à invasão levada a cabo pela Rússia.
Leia Também: Rússia reivindica morte de mais "mercenários", incluindo um português