Apesar de ser inverno no Brasil, as temperaturas deverão subir a partir desta quarta-feira, podendo atingir até 40ºC em áreas do centro-oeste do país, de acordo com os dados dos serviços de meteorologia do país Climatempo.
Este ano, o inverno brasileiro - que começa a 20 ou 21 de junho e termina a 22 ou 23 de setembro - tem sido atípico, registando-se temperaturas demasiado elevadas para esta altura do ano no país.
Apesar de a semana ter começado com uma massa de ar frio nas regiões sul e sudeste, a previsão é de que o calor aumente gradualmente até domingo.
Segundo a CNN Brasil, embora a região centro-norte do país não tenha sido afetada pelo ar polar e as temperaturas se tenham mantido amenas, registará um aumento.
Também a probabilidade de chuva aponta para uma redução, principalmente no sul. Contudo, no leste, nordeste e litoral leste, poderá chover como previsto, relatou o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Francisco de Assis.
"Volta a chover próximo ao dia 1º, com a formação de outra frente fria na região da Argentina com o Rio Grande do Sul", esclareceu Francisco de Assis, frisando que a previsão é relativa para todo o centro e sudeste do Brasil.
A previsão do meteorologista aponta para que a frente fria, que se formará na região sul, traga uma diminuição da temperatura, após esta vaga de calor, e probabilidade de geadas nos três estados sulistas.
Leia Também: Meteorologistas alertam para "perigosa" onda de calor no sudoeste dos EUA