Depois das forças ucranianas conseguirem avançar na região de Kharkiv, esta sexta-feira, de forma a conquistar o território até agora detido pelo inimigo, no início da tarde foi vista uma fila de veículos militares russos a viajar para a região recentemente reconquistada.
A reconquista ucraniana foi inclusivamente reconhecida por Moscovo, nomeadamente através do chefe da administração instalada pela Rússia na cidade, Vitaly Ganchev.
Citado pela agência Reuters, o governante admitia esta manhã que: "O simples facto de existir uma violação das nossas defesas já é uma vitória substancial para as forças armadas ucranianas".
Apesar da vitória reconhecida, nas fotografias divulgadas num vídeo do Ministério da Defesa Russo e obtidas por várias agências internacionais, que pode ver na galeria, é possível observar uma enorme caravana militar que se prepara para contra-atacar os avanços ucranianos.
Entretanto, as autoridades ucranianas continuam a divulgar desfiles e reconquistas de cidades com soldados a colocar bandeiras ucranianas pelas ruas reconquistadas.
Blahodativka in Kherson Oblast is reportedly under Ukrainian control
— Euromaidan Press (@EuromaidanPress) September 9, 2022
Soldiers shared a video of a Ukrainian flag raising over yet another village in the south: "This is the flag that will waive in every city and village of our sovereign independent state. Glory to Ukraine!" pic.twitter.com/VpLGrThUWM
Recorde-se que, de acordo com o que foi anunciado pelo presidente Volodymyr Zelensky, as tropas ucranianas "libertaram dezenas de assentamentos militares" e recuperaram mais de 1.000 quilómetros quadrados nas regiões leste de Kharkiv e sul de Kherson.
Leia Também: "Contraofensiva de Kyiv é positiva mas guerra deverá arrastar-se"