Presidente sul-africano partilha desafios e aspirações com Lula da Silva

O Presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, saudou hoje Luiz Inácio Lula da Silva pela sua eleição como Presidente do Brasil e afirmou que os dois países "partilham vários desafios e aspirações comuns ao nível socioeconómico".

Notícia

© Reuters

Lusa
31/10/2022 10:49 ‧ 31/10/2022 por Lusa

Mundo

Brasil/Eleições

Numa nota oficial, Ramaphosa dá os parabéns Lula da Silva e estende, também, a sua mensagem ao povo brasileiro, "pela maneira bem-sucedida com que conduziram a eleição".

Os dois países, que pertencem ao grupo BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), têm um historial de colaboração e negociação, pelo que ambos cooperam em vários níveis e em mecanismos nacionais, inter-regionais e globais.

Ainda, o chefe de Estado da África do Sul diz estar "ansioso" por trabalhar com o "Governo do Brasil sob liderança de Lula".

Lula da Silva, que já cumpriu dois mandatos entre 2003 e 2011, regressa ao Palácio da Alvorada após uma vitória na segunda volta, pela primeira na história democrática recente do Brasil, sobre um chefe de Estado que era recandidato.

O antigo sindicalista terá como vice-presidente Geraldo Alckmin, do Partido Socialista Brasileiro (PSB), que já havia sido seu opositor nas eleições presidenciais de 2006, então pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB).

Leia Também: Marcelo falou com Lula sobre "boas relações entre os dois povos"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas