A Torre Eiffel, na capital francesa de Paris, iluminou-se na noite de segunda-feira em apoio aos manifestantes que lutam contra a repressão no Irão. O gesto aconteceu no mesmo dia em que cerca de 12 mil pessoas marcharam em direção ao Parlamento Europeu, em Estrasburgo, também em apoio aos iranianos.
O monumento iluminou-se, tal como pode ver na galeria acima, com as frases “Femme. Vie. Liberté” [Mulheres, Vida, Liberdade, em português] e “Parem as execuções no Irão”, referindo-se às sentenças de pena de morte a que vários protestantes têm sido condenados.
Já a marcha em Estrasburgo foi organizada por iranianos, no 44.º aniversário do dia em que o último xá do Irão, Mohammad Reza Pahlavi, deixou o país, levando à revolução islâmica.
O Irão foi abalado por protestos que eclodiram após a morte, a 16 de setembro, de Mahsa Amini, uma curda iraniana de 22 anos, após a sua detenção pela polícia da moralidade iraniana por estar alegadamente a usar o véu islâmico de forma incorreta.
Dezoito pessoas foram condenadas à morte em conexão com os protestos, de acordo com um levantamento realizado pela agência de notícias AFP a partir de anúncios oficiais. Quatro destes condenados já foram executados pelas autoridades iranianas.
Os confrontos com as forças de segurança iranianas já provocaram dezenas de mortos e centenas de feridos entre os manifestantes, de acordo com as ONG.
Leia Também: Londres não descarta novas sanções após execução de iraniano-britânico