Todos os trabalhadores do Polígono Industrial de Cabanillas del Campo, na zona de Guadalajara, nos arredores de Madrid, em Espanha, foram confinados devido a uma fuga num gasoduto nessa mesma zona industrial.
A rotura acidental do tubo aconteceu numas obras na zona, que levou à ativação do Plano Territorial de Emergências da comunidade autónoma de Castela-Mancha. Por isso, aliás, os cidadãos receberam, pela primeira vez, uma mensagem de alerta nos seus telemóveis através do sistema Es-Alert, aprovado no fim de 2022.
"Estavam a ser realizados trabalhos de desobstrução e furaram aquela conduta de gás que vai para Madrid e houve uma fuga", afirmou o delegado da Junta em Guadalajara, Eusebio Robles, à Cadena SER.
Após a rotura, nenhum dos trabalhadores naquela zona pode abandonar a sua empresa, até porque a circulação rodoviária num raio de 800 metros do local do acidente foi proibida. Pela mesma razão, foi interrompida a circulação da A2, a autoestrada do Nordeste, que liga Madrid a Barcelona.
E quem diz circulação rodoviária também diz circulação ferroviária, também ela interrompida, com corte das linhas de Cercanías C2 e C8, que ligam Madrid a Guadalajara.
No local, segundo o jornal espanhol El País, estiveram técnicos da Gás Natural, bombeiros do parque Azuqueca de Henares (Guadalajara), Guarda Civil, polícias locais, técnicos da ADIF (Administrador de Infraestructuras Ferroviarias) e meios de saúde.
Leia Também: Espanha quer acabar com um dos incómodos em viagens de avião