Rússia (em dúvida para acordo de cereais) não quer reunir com Guterres

O acordo, mediado pela Turquia e pelas Nações Unidas, permite a passagem segura de navios que transportam cereais ucranianos de e para os portos do Mar Negro. 

Notícia

© Getty Images

Notícias ao Minuto
09/03/2023 11:38 ‧ 09/03/2023 por Notícias ao Minuto

Mundo

Ucrânia/Rússia

Numa conferência sobre o Mar Negro, na manhã desta quinta-feira, o Kremlin discutiu o tema do acordo de cereais. Um porta-voz disse que ainda há "muitas dúvidas" sobre o futuro do mesmo, que termina a 18 de março.

O acordo, mediado pela Turquia e pelas Nações Unidas, permite a passagem segura de navios que transportam cereais ucranianos de e para os portos do Mar Negro. 

Este foi negociado no ano passado, quando países começaram a sofrer o impacto da escassez de importações de grãos ucranianos.

Moscovo já tinha dito estar descontente com o acordo - que não pode ser estendido se uma das partes de opuser. A Rússia acrescentou, ainda, que não há planos, de momento, para uma reunião com o secretário-geral da ONU, António Guterres.

De recordar que o secretário-geral das Nações Unidas esteve, esta quarta-feira, reunido com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, pedindo a renovação do acordo de exportação de cereais do Mar Negro.
 
"As exportações de alimentos e fertilizantes da Ucrânia e da Rússia são essenciais para a segurança alimentar global e os preços dos alimentos", realçou Guterres, enquanto Zelensky disse que a exportação de cereais "é necessária para o mundo".

Leia Também: "Pró-ucranianos" explodiram Nordstream? "Propaganda ignorante dos EUA"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas