Partes do Afeganistão, Paquistão e Índia foram atingidas por um sismo de magnitude 6,5 na escala de Richter, nesta terça-feira. Segundo a agência de notícias Reuters, há, pelo menos, três vítimas mortais: Duas delas no Afeganistão, na província de Laghman, e uma outra, uma jovem de 13 anos, no Paquistão.
O Centro Sismológico Euro-Mediterrânico (EMSC, na sigla em inglês) deu conta de um sismo de magnitude 6,5 na escala de Richter, com epicentro no nordeste do Afeganistão.
O epicentro do tremor localizou-se a uma profundidade de 194 quilómetros, na cordilheira Hindu Kush, que está próxima da junção das placas tectónicas nas cordilheiras da Euroásia e da Índia, perto da remota província afegã de Badakhshan.
Segundo a Reuters, 150 pessoas ficaram feridas no distrito de Swat, no norte do Paquistão, onde os hospitais declararam estado de emergência.
O sismo foi sentido numa área de 1.000 quilómetros de diâmetro, por aproximadamente 285 milhões de pessoas no Paquistão, Índia, Uzbequistão, Tajiquistão, Cazaquistão, Quirguistão, Afeganistão e Turquemenistão, de acordo com o EMSC.
Segundo a agência Aljazeera, o sismo terá sido sentido em Cabul, capital do Afeganistão, bem como em várias cidades do Paquistão, como Islamabad e Lahore.
A Aljazeera cita ainda testemunhas que dizem ter sentido o sismo na Caxemira administrada pela Índia, bem como na capital indiana, Nova Deli.
[Notícia atualizada às 19h42]
Leia Também: Turquia. Conferência organizada pela UE atinge 7 mil milhões em promessas