"Mundo está na iminência de uma nova guerra mundial", avisa Medvedev

As palavras são do vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia.

Notícia

© Getty Images

Notícias ao Minuto
25/04/2023 19:34 ‧ 25/04/2023 por Notícias ao Minuto

Mundo

Guerra na Ucrânia

Dmitry Medvedev, vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia, alertou, esta terça-feira, para o surgimento de uma nova guerra mundial à medida que as tensões nucleares aumentam e as preocupações com a mudança climática se intensificam.

"O mundo está doente e, muito provavelmente, na iminência de uma nova guerra mundial", referiu Medvedev, numa conferência em Moscovo, citada pela Reuters.

As perspetivas de uma nova guerra mundial não apenas "persistem" mas também "crescem" "Uma guerra mundial pode ser evitada, mas não farei previsões. Previsões são uma tarefa ingrata", acrescentou.

Segundo o representante do governo russo, a Europa está a sobreviver ao atual conflito na Ucrânia com "grandes dificuldades", usando "combustível caro por razões políticas" enquanto as sanções não tiverem o esperado "impacto fatal" na Rússia.

Recorde-se que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou, no final do ano passado, que a Rússia se defenderá "com todos os meios à sua disposição".

Esta posição, segundo cita o The Guardian, foi dada a conhecer durante uma reunião do Conselho para o Desenvolvimento da Sociedade Civil e dos Direitos Humanos, que foi transmitida na televisão, e na qual Putin falou numa "luta" contra o Ocidente pelos "interesses nacionais" do país.

O chefe de Estado russo afirmou que as organizações de direitos humanos do Ocidente veem a Rússia como "um país de segunda classe que não tem o direito de existir" e, por isso, defendeu que "só pode haver uma resposta" da parte de Moscovo. 

Leia Também: Medvedev diz que Polónia planeia "engolir" partes da Ucrânia

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas