Ucrânia: Ataque a Lugansk deixa cinco mortos e 19 feridos
Um bombardeamento deixou esta madrugada pelo menos cinco mortos e 19 feridos na região ucraniana de Lugansk, ocupada pela Rússia, disseram hoje as autoridades russas, que atribuíram o ataque ao exército ucraniano.
© REUTERS/Alexander Ermochenko
Mundo Ucrânia/Rússia
O Centro de Controlo russo para a Segurança na região de Lugansk, no leste da Ucrânia, avançou que o bombardeamento atingiu a aldeia de Karpaty, a 35 quilómetros a oeste da capital, Lugansk.
A instituição disse na plataforma Telegram que, de acordo com informações preliminares, o ataque foi conduzido com Sistemas de Foguetes de Artilharia de Alta Mobilidade (conhecidos pelo acrónimo em inglês Himars), doados à Ucrânia pelos Estados Unidos.
O centro alegou, na plataforma Telegram, que as forças ucranianas dispararam quatro mísseis que danificaram um estaleiro de construção e um edifício de uma quinta de criação de aves.
A Rússia anunciou em setembro a anexação das regiões de Donetsk, Lugansk, Kherson e Zaporijia, no leste da Ucrânia, todas parcialmente ocupadas após a invasão, desencadeada em 24 de fevereiro por ordem do Presidente russo Vladimir Putin.
A decisão foi rejeitada por Kiev e pela comunidade internacional.
Leia Também: Ucrânia: NATO na Noruega em reunião informal a antecipar cimeira de julho
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com