Moradores de Nova Iorque aconselhados a ficar em casa o máximo "possível"
Nova Iorque registou a pior qualidade do ar "desde a década de 1960".
© Reuters
Mundo EUA
O 'mayor' de Nova Iorque, Eric Adams, e as autoridades de saúde pediram aos moradores, esta quarta-feira, para se manterem o máximo possível em casa e para usarem máscaras de proteção individual caso tenham de sair, devido ao fumo das centenas de incêndios florestais que ardem no leste do Canadá e que está a afetar a cidade.
"Este evento de qualidade do ar, que por um tempo ontem nos deu a pior qualidade do ar na cidade de Nova Iorque desde a década de 1960, apresenta riscos reais à saúde", disse Ashwin Vasan, comissário do Departamento de Saúde e Higiene Mental da cidade de Nova Ioque, numa conferência de imprensa.
“As partículas finas no ar podem entrar nos pulmões das pessoas, causar inflamação e piorar condições como asma, doença pulmonar crónica ou problemas cardíacos subjacentes”, disse Vasan. "Os adultos mais velhos podem ser particularmente vulneráveis devido ao declínio da função pulmonar e sistemas imunológicos mais fracos. As crianças também podem ser mais suscetíveis devido à má qualidade do ar porque os seus pulmões ainda se estão a desenvolver. A nossa orientação agora, a nossa orientação de saúde para todos os nova-iorquinos é limitar a atividade ao ar livre, tanto quanto possível", notou.
"Evitem sair, a menos que seja absolutamente necessário. Para pessoas que precisam de estar ao ar livre, recomenda-se uma máscara de alta qualidade como N95, KN 95 ou CF 94", explicou.
Eric Adams apoiou estas recomendações, reforçando a importância daqueles que são "vulneráveis" a ficar em casa. O 'mayor' de Nova Iorque disse ainda que notou diferenças na qualidade do ar na terça-feira, deixando "claro" que "havia algo diferente a acontecer na cidade".
"Este não é o dia para treinar para uma maratona ou fazer um evento ao ar livre com os seus filhos. Fique dentro de casa, feche janelas e portas e use purificadores de ar", disse Adams.
O Departamento de Conservação Ambiental do Estado de Nova York emitiu um alerta de qualidade do ar que será estendido pelo menos até a meia-noite (hora local) de quarta-feira.
Mais de 400 incêndios florestais estavam ativos no Canadá na terça-feira, dos quais 200 estavam fora de controlo, indicou o Centro Canadiano Interagências de Incêndios Florestais.
Leia Também: Incêndios no Canadá 'pintam' de fumo o céu de Nova Iorque
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com