Tafari Campbell, o 'chef' pessoal de Barack Obama, morreu afogado num incidente enquanto fazia paddle perto da casa dos Obama, em Massachusetts, nos Estados Unidos, confirmou a polícia norte-americana.
Segundo a CBS News, o homem, de 45 anos, desapareceu no domingo nas águas do lago Edgartown Great Pond, em Martha's Vineyard.
Segundo a polícia, Campbell "lutou brevemente para se manter à superfície e depois submergiu e não voltou à superfície". "Outro praticante de paddle estava no lago com ele na altura e observou-o a entrar na água", acrescentou a autoridade.
O corpo foi encontrado no dia seguinte "a cerca de 30 metros da costa, a uma profundidade de cerca de três metros".
O chef trabalhou na Casa Branca durante os oito anos da presidência de Barack Obama e acompanhou a família após deixarem Washington, após um convite que aceitou "generosamente".
"Tafari era uma parte querida da nossa família. Quando o conhecemos, era um 'sous-chef' talentoso na Casa Branca - criativo e apaixonado pela comida e pela sua capacidade de unir as pessoas", afirmou Barack Obama e a mulher, Michelle, num comunicado citado pela imprensa norte-americana.
"Nos anos que se seguiram, ficámos a conhecê-lo como uma pessoa calorosa, divertida e extraordinariamente amável que tornou as nossas vidas um pouco mais brilhantes", lê-se ainda na nota, que acrescenta que a família está "destroçada por ele ter partido".
Leia Também: Obama insurge-se contra censura "equivocada" de livros escolares nos EUA