Ataques a duas comunidades no centro da Nigéria faz pelo menos 21 mortos

Pelo menos 21 pessoas foram mortas na madrugada de hoje quando homens armados atacaram duas comunidades no estado de Plateau, no centro da Nigéria, segundo uma organização da sociedade civil.

Notícia

© iStock

Lusa
10/08/2023 14:15 ‧ 10/08/2023 por Lusa

Mundo

Nigéria

"Vários homens armados atacaram a área do Governo local de Barkin Ladi por volta da 01:25 desta manhã [mesma hora em Lisboa] e mataram 21 pessoas", disse à agência EFE, por telefone, Rewang Tengwong, porta-voz do Movimento da Juventude Berom (BYM).

"Começaram pela comunidade de Baton, onde mataram 17 pessoas, e depois atacaram o município de Rayogot, onde mataram mais quatro pessoas", acrescentou, referindo que sete pessoas ficaram feridas durante os ataques.

O porta-voz do movimento juvenil disse que os corpos de todos os mortos tinham sido recuperados, enquanto os feridos estavam no hospital a receber tratamento.

Tengwong disse que, até à data, ainda não foi determinado quem perpetrou os ataques, nem o que os motivou.

No entanto, denunciou os frequentes ataques de homens armados às comunidades do estado de Plateau e apelou ao Governo e às forças de segurança para que sejam mais reativos.

Naquele estado são frequentes os confrontos entre comunidades agrícolas maioritariamente cristãs e pastores Fulani, maioritariamente muçulmanos, sobre o uso da terra e os escassos recursos naturais.

Leia Também: Presidente da Nigéria anuncia milhões em novos fundos

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas