Primeiro-ministro da Somália espera derrota do grupo jiadista Al Shabaab

O primeiro-ministro da Somália, Mohamed Husein Roble, manifestou hoje a esperança de que os recentes êxitos na batalha das forças armadas contra o grupo Al Shabaab resultem numa derrota total dos jiadistas nos próximos meses.

Notícia

© Getty Images

Lusa
20/08/2023 13:39 ‧ 20/08/2023 por Lusa

Mundo

Somália

"A nossa determinação em derrotar o Al Shabaab e promover a paz e a estabilidade na Somália é absolutamente inabalável e não descansaremos enquanto não atingirmos este objetivo", disse o governante num discurso à nação, noticiado pelo Hiraan On Line.

Mohamed Husein Roble destacou o empenho das forças armadas somalis, juntamente com os Estados Unidos e os países da região, no combate ao grupo Al Shabaab, responsável por alguns dos ataques mais sangrentos da história recente do país

O governante confirmou ainda o lançamento da segunda fase das operações contra os jiadistas, que consiste numa campanha iniciada no centro-sul do país e que prosseguirá em direção ao sul da Somália.

Para este objetivo, Roble anunciou o envio de 10.000 soldados, que vão contar com o apoio aéreo dos Estados Unidos e de países africanos, nomeadamente Quénia, Djibuti e Etiópia para combater o grupo Al Shabaab.

Leia Também: Forças armadas somalis mataram 25 alegados membros de grupo terrorista

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas