O ministro das Ciências da Terra da Índia, Kiren Rijiju, anunciou, na segunda-feira, que está a ser construído o primeiro submersível tripulado do país, que se chamará 'MATSYA 6000'.
"A primeira missão tripulada para o oceano profundo da Índia, 'Samudrayaan', planeia enviar três pessoas num submersível a seis quilómetros de profundidade do oceano, para estudar os recursos do mar profundo e avaliar a biodiversidade", escreveu o responsável numa publicação partilhada na rede social X (antigo Twitter).
Na mesma publicação, o ministro dá conta de que o projeto não está "perturbar o ecossistema do oceano". De acordo com informação avançada pelo jornal India Today, os especialistas esperam que o projeto esteja pronto em 2026.
Next is "Samudrayaan"
— Kiren Rijiju (@KirenRijiju) September 11, 2023
This is 'MATSYA 6000' submersible under construction at National Institute of Ocean Technology at Chennai. India’s first manned Deep Ocean Mission ‘Samudrayaan’ plans to send 3 humans in 6-km ocean depth in a submersible, to study the deep sea resources and… pic.twitter.com/aHuR56esi7
O submersível é feito de titânio e, segundo a imprensa, estarão a ser estudadas também falhas em missões semelhantes a estas - como foi o caso do 'Titan', o submersível que, em junho, implodiu durante uma visita subaquática, matando os cinco ocupantes que seguiam no seu interior.
A situação foi acompanhada por todo o mundo, e a empresa responsável suspendeu todas as suas operações depois da tragédia. Esta mão era a primeira vez que o submersível em causa fazia estas viagens, mas muitos foram aqueles que após a tragédia falaram sobre a falta de segurança no interior.
Veja um vídeo partilhado pelo ministro indiano na galeria acima.
Leia Também: Revelada fotografia final de pai e filho que morreram no submarino Titan