Um homem que levou a sua cobra de estimação a surfar nas águas de Rainbow Bay, na Austrália, foi multado em 2.322 dólares australianos (cerca de 1.400 euros) pelo Departamento de Ambiente e Ciência de Queensland.
Segundo a BBC, as autoridades começaram a investigar o homem, identificado como Higor Fiuza, após ter aparecido nos meios de comunicação social locais a surfar com a sua pitão Shiva e, esta semana, acusaram-no de colocar o réptil em perigo e de violar a sua licença, que indicava que o animal deveria ficar num ambiente fechado.
O Departamento de Ambiente e Ciência de Queensland defendeu que levar animais de estimação nativos a via pública pode causar-lhes "stress desnecessário" e pode levá-los a "comportarem-se de forma imprevisível".
"As cobras são obviamente animais de sangue frio e, embora possam nadar, os répteis geralmente evitam a água. A pitão teria achado a água extremamente fria e as únicas cobras que deveriam estar no oceano são as cobras marinhas”, acrescentou o departamento, num comunicado citado pela BBC.
À estação imprensa australiana, Higor Fiuza defendeu que já tinha levado Shiva a surfar e que o animal adora água. "Eu levava-a sempre à praia e ela adorava estar na água a nadar, por isso, um dia decidi levá-la a surfar e ela adorou", explicou.
"Normalmente, quando não gosta de alguma coisa, começa a fazer barulho, mas não faz barulho [na água], está sempre calma", acrescentou.
A Gold Coast man has been hit with a big fine for a very unusual activity. He was filmed taking his pet snake for a surf at Rainbow Bay. https://t.co/0Cxg2OoHUP #7NEWS pic.twitter.com/cfrYW0HOwc
— 7NEWS Brisbane (@7NewsBrisbane) September 18, 2023
Leia Também: Ave 'invade' quarto. Mulher recorre a 'voz de mãe' para a expulsar