Presidente turco visita Nakhichevan para debate com homólogo azeri
O presidente turco chegou hoje ao enclave azeri de Nakhichevan, situado entre a Arménia e o Irão e na fronteira com a Turquia, para se encontrar com o seu homólogo arménio, segundo imagens transmitidas pela televisão turca.
© Alexis Mitas/Getty Images
Mundo Tayyip Erdogan
Recep Tayyip Erdogan, que desceu cuidadosamente do avião sob uma chuva torrencial, protegido por um grande guarda-chuva, foi recebido por Ilham Aliyev, que o abraçou calorosamente.
A reunião deverá servir para discutir o lançamento oficial da construção de um gasoduto entre os dois países, mas os chefes de Estado também deverão discutir Nagorno-Karabakh a abertura do corredor arménio Zangezur aos azeris, já que passaram poucos dias desde a retoma de controlo militar da região.
Os dois presidentes darão uma conferência de imprensa cerca das 15h45 locais (12h45 em Lisboa).
A anexação do corredor de Zangezur, ao longo da fronteira com o Irão, permitirá a Baku estabelecer uma continuidade territorial até Nakhchivan e, mais além, com a Turquia.
A pequena faixa de terra de Nakhichevan está anexada ao Azerbaijão desde 1923, mas sem continuidade com o resto do país.
Esta demonstração de força turca no Azerbaijão, em plena crise de Nagorno-Karabakh, contrasta com a aparente retirada da Rússia da região.
Nagorno-Karabakh, autoproclamado independente em 1991, tem sido desde então o pomo da discórdia entre a Arménia e o Azerbaijão, que travaram duas guerras, uma no início da década de 1990 que terminou com a vitória arménia, e outra em 2020, na qual o Azerbaijão conseguiu retomar o controlo de dois terços do território.
Leia Tambémh Nagorno-Karabakh. Polícia prende mais de 140 manifestantes em Erevan
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com