Um chapéu que pertenceu ao imperador francês Napoleão Bonaparte foi vendido, este sábado, por 1,9 milhões de euros, num leilão em Paris. Segundo a BBC, o objeto estava avaliado entre 600 mil e 800 mil euros.
O chapéu bicorne, feito com pele de castor preto, foi utilizado por Napoleão Bonaparte enquanto governou o império francês, entre 1804 e 1815.
O imperador teve cerca de 120 chapéus deste género, que se tornaram na sua imagem de marca, mas, atualmente, restam apenas 20 - a maior parte dos quais em coleções privadas.
"As pessoas reconheciam este chapéu em todo o lado. Quando o viam nos campos de batalha, sabiam que Napoleão estava lá”, explicou o leiloeiro Jean Pierre Osenat.
"E quando estava em privado, tinha-o sempre na cabeça ou na mão, e por vezes atirava-o para o chão. Essa era a imagem - o símbolo do imperador", acrescentou.
Além do chapéu, foram vendidas outras peças napoleónicas, que faziam parte da coleção de Jean Louis Noisiez, fundador do grupo de limpeza e outros serviços empresariais GSF, que morreu em 2022.
Leia Também: Garrafa de whisky leiloada por valor recorde de 2,5 milhões de euros