O primeiro-ministro da Irlanda, Leo Varadkar, já reagiu ao esfaqueamento que aconteceu ao início da tarde desta quinta-feira em Dublin, junto a uma escola.
"Estamos todos chocados com este incidente que aconteceu na Praça Parnell. Várias pessoas ficaram feridas, incluindo crianças. Os nossos pensamentos e preces estão com as vítimas e as suas famílias", começou por escrever o líder irlandês numa publicação partilhada no X (antigo Twitter.
Varadkar referiu ainda nas redes socias que está em contacto com o ministro da Justiça do país, que o está a colocar ao corrente da situação. "Os factos ainda estão a surgir", apontou.
O esfaqueamento aconteceu junto a um estabelecimento de ensino no centro da cidade, por volta das 13h40, e deixou cinco pessoas feridas, que foram transportadas para o hospital. Uma mulher e uma menor ficaram com ferimentos graves, enquanto outras duas crianças e um adulto ficaram com ferimentos ligeiros.
I have been in contact with the Minister for Justice who is keeping me updated. The facts in this matter are still emerging.
— Leo Varadkar (@LeoVaradkar) November 23, 2023
O suspeito, um homem, foi detido no local, de acordo com o que avançaram as publicações irlandesas. A informação é agora corroborada também pelo chefe de governo, na mesma publicação. "Detiveram um suspeito e estão a seguir uma linha de investigação final". O homem terá sido detido no local, de acordo com as autoridades citadas pela imprensa, e também terá recebido tratamento, dado que tinha alguns ferimentos ligeiros - que se pensa terem sido autoinfligidos.
The emergency services responded very quickly and were on site within minutes. I thank them for that. Gardaí have detained a suspect and are following a definite line of inquiry.
— Leo Varadkar (@LeoVaradkar) November 23, 2023
"Os serviços de emergência foram muito rápidos a responder e estavam no local em minutos", rematou ainda Varadkar.
Leia Também: Cinco pessoas esfaqueadas junto a escola em Dublin, incluindo 3 crianças