A nova troca entre Israel e o Hamas vai ocorrer, afinal, ao final da noite desta quarta-feira, e não na quinta-feira, como primeiramente avançado.
"No âmbito do acordo (de cessar-fogo), as Brigadas Ezzedine al-Qassam decidiram entregar esta noite os corpos de quatro reféns", declarou o braço armado do Hamas.
Por seu lado, Israel confirmou a devolução dos corpos "sem cerimónias pelo Hamas", num comunicado divulgado pelo gabinete do primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu.
"De acordo com as exigências israelitas, foi alcançado um acordo com os mediadores: os nossos quatro reféns falecidos serão devolvidos esta noite como parte da primeira fase (do acordo de cessar-fogo na Faixa de Gaza), segundo um procedimento acordado e sem cerimónias do Hamas", lê-se na nota.
O anúncio desta tarde surge depois de Netanyahu ter bloqueado a libertação de mais de 600 prisioneiros palestinianos, prevista para sábado, devido às "cerimónias degradantes" do Hamas na entrega dos reféns à Cruz Vermelha.
Desde que o cessar-fogo entrou em vigor, a 19 de janeiro, o Hamas entregou 25 reféns vivos a Israel, em cerimónias públicas, nas quais os prisioneiros foram obrigados a subir a um estrado e a fazer continência.
O grupo palestiniano também expôs quinta-feira os caixões dos corpos de quatro antigos reféns, incluindo as crianças Ariel e Kfir Bibas, num ato que também foi criticado pelas Nações Unidas.
O Comité para os Assuntos dos Detidos e Antigos Detidos do Governo palestiniano tinha afirmado hoje que Israel entregaria os prisioneiros, cuja libertação foi adiada desde sábado.
"A libertação dos prisioneiros será concretizada às 23:00 (locais, 21:00 de Lisboa)", anunciou a comissão, que controla os direitos dos prisioneiros palestinianos nas prisões israelitas, num comunicado divulgado nos seus canais.
No fim de semana, Israel comprometeu-se a libertar mais de 600 prisioneiros palestinianos em troca da entrega, pelo Hamas, dos corpos da família Bibas e de um quarto refém capturado durante os ataques de 07 de outubro de 2023, que desencadearam a guerra em Gaza.
No entanto, Telavive invocou violações do acordo com o Hamas para as cerimónias de restituição dos corpos.
Em meados de janeiro, Israel e o Hamas chegaram a um acordo para um cessar-fogo na Faixa de Gaza, bem como para a troca de 33 reféns israelitas por centenas de prisioneiros palestinianos. Esta primeira fase culminaria com a entrega destes quatro novos corpos, embora durante as primeiras fases do pacto o acordo tenha sido posto em causa em várias ocasiões.
A primeira fase do acordo de cessar fogo entre o Hamas e Israel termina no sábado, a 1 de março.
[Notícia atualizada às 16h45]
Leia Também: Hamas: "Entrega dos quatro corpos ocorrerá sem qualquer presença pública"