Ao entrar no 12.º dia de internamento, o boletim de saúde do Vaticano, desta terça-feira, indica que as condições de saúde do Papa Francisco são "críticas", mas "estáveis".
"As condições clínicas do Santo Padre, no seu estado crítico, registam uma ligeira melhoria. Ainda hoje, não se registaram episódios de crises respiratórias asmáticas; alguns exames laboratoriais melhoraram", explica o Vaticano em comunicado emitido esta terça-feira.
"A monitorização da ligeira insuficiência renal não causa preocupação. A oxigenoterapia continua, embora com fluxos e percentagem de oxigénio ligeiramente reduzidos", adianta a mesma nota, citada pela imprensa.
Segundo o Vaticano, foi ainda submetido a uma tomografia computadorizada para verificar o estado da infeção pulmonar, mas os resultados do exame ainda não foram divulgados. Os médicos afirmam que o prognóstico continua a ser reservado.
De acordo com a Santa Sé, Francisco estava hoje suficientemente bem para se reunir no Hospital Gemelli, em Roma, com o secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, e respetivo adjunto para aprovar novos decretos de candidatos a possíveis santos.
Recorde-se que o Papa, de 88 anos, foi hospitalizado a 14 de fevereiro, na sequência de uma pneumonia nos dois pulmões e teve uma crise respiratória na sexta-feira, que agravou o seu estado de saúde.
[Notícia atualizada às 19h10]
Leia Também: Papa autoriza canonização do "médico dos pobres", José Gregorio Hernandez