Israel. TPI adverte que bloqueio da ajuda pode ser crime de guerra

O Procurador-Geral do Tribunal Penal Internacional (TPI), Karim Khan, advertiu hoje que impedir intencionalmente a chegada de ajuda humanitária a civis pode constituir crime de guerra ao abrigo do Estatuto de Roma, aludindo ao conflito entre Israel e Hamas.

Notícia

© Getty Images

Lusa
07/12/2023 15:16 ‧ 07/12/2023 por Lusa

Mundo

Israel/Palestina

"Sublinhei o imperativo de permitir a entrada de ajuda humanitária em Gaza imediatamente e em grande escala", afirmou Khan numa declaração na respetiva conta pessoal na rede social X (ex-Twitter)

Na declaração, Khan também aludiu à decisão do secretário-geral da ONU, António Guterres, de invocar o artigo 99.º da Carta das Nações Unidas para instar o Conselho de Segurança a "evitar uma catástrofe humanitária".

O Movimento de Resistência Islâmica (Hamas) lançou uma ofensiva sem precedentes contra Israel, a 07 de outubro, que causou cerca de 1.200 mortos. 

Israel, por seu lado, respondeu com uma campanha militar sangrenta em Gaza que já fez mais de 17.200 mortos, segundo as autoridades da Faixa de Gaza.

Os ataques israelitas também deixaram milhares de feridos que não podem ser tratados nos hospitais porque as instalações de saúde estão destruídas ou sobrecarregadas e não têm combustível para as manter a funcionar.

A ajuda humanitária só tem chegado através da passagem de Rafah, situada no sul da Faixa de Gaza e que faz fronteira com o Egipto, porque Israel se recusa a permitir o acesso de fornecimentos através da sua fronteira com o enclave.

Leia Também: Washington mantém apoio, mas diverge de Telavive sobre futuro de Gaza

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas