Os alertas emitidos ao longo dos últimos dias confirmaram-se e Málaga bateu, esta terça-feira, um recorde histórico, ao registar a temperatura mais elevada de Espanha continental em dezembro desde que há registos - 29,9ºC.
Segundo informou a Agência Estatal de Meteorologia de Espanha (AEMET), o Centro Meteorológico de Málaga "atingiu a temperatura de 29,9°C nesta terça-feira, 12 de dezembro", às 14h20 (hora local).
"Esta é a temperatura mais elevada registada no mês de dezembro na Espanha continental desde o início dos registos", lê-se.
De acordo com a AEMET, até então o recorde era de "29,4ºC registados em Motril (Granada), a 10 de dezembro de 2019". "Hoje, outros três observatórios, além do de Málaga, ultrapassaram essa marca; mais duas estações igualaram isso", informou.
Os dados disponibilizados mostram que os três observatórios em questão se localizam na província de Múrcia, onde se registaram 29,8ºC em Alhama de Múrcia, 29,7ºC em Fuente Álamo de Murcia e 29,6ºC em Totana. A estação de Huércal-Overa, Almería, igualou os 29.4ºC, bem como a estação do Aeroporto de Málaga.
A AEMET nota que quebrar este tipo de recordes "seria muito menos provável sem as alterações climáticas observadas à escala global e, também, em Espanha".
️ Málaga (Centro meteorológico) ha alcanzado este martes, 12 de diciembre, una temperatura de 29,9 °C
— AEMET (@AEMET_Esp) December 12, 2023
Se trata de la temperatura más alta registrada en el mes de diciembre en la España peninsular desde que hay registros.
1/3 pic.twitter.com/M7hJ7wjyyi
Recorde-se que, no fim de semana, a agência tinha alertado para "temperaturas extraordinariamente elevadas" nos próximos dias, um episódio extremamente invulgar para esta época do ano.
A AEMET dava conta da chegada de uma massa de ar quente (para 10 a 12 de dezembro) especialmente no norte e leste da Península Ibérica. A agência previa temperaturas de 25ºC nas zonas do Mediterrâneo e de 28ºC no sudeste.
Pode ver as imagens captadas esta terça-feira em Málaga na galeria acima.
Leia Também: "Desconforto térmico". Temperaturas descem amanhã (e vem aí mais frio)