Entra em vigor na sexta-feira, na República da Irlanda, uma lei que proíbe a venda de cigarros eletrónicos a pessoas com menos de 18 anos.
Segundo a BBC, a legislação fará com que a venda de cigarros eletrónicos a menores de idade seja crime. As transgressões podem resultar em multas até quatro mil euros e até seis meses de prisão.
O ministro da Saúde irlandês, Stephen Donnelly, mostrou-se "satisfeito" com a implementação da lei antes do Natal, agradecendo aos colegas no parlamento da Irlanda, que "entenderam a urgência para as crianças" desta lei.
Já a sua companheira no governo, Hildegarde Naughton, tinha dito, em novembro deste ano, que a "proteção das crianças" está "no centro" da política nacional para o tabaco, chamada 'Irlanda Sem Tabaco'. "Sabemos que os jovens que vazem 'vaping' têm maior probabilidade de vir a fumar, portanto é importante que não sejam atraídos para estes produtos", continuou, citada pela BBC.
A lei prevê também que seja proibida a venda de tabaco e produtos como 'vapes' em eventos para crianças, bem como o fim da venda 'self-service' de tabaco e cigarros eletrónicos, a introdução de um sistema de licenciamento para a venda destes produtos e a proibição da publicidade aos mesmos junto a escolas e em transportes públicos.
Leia Também: "Tive colapso". Arnaldo esteve entre a vida e a morte após receber 'vape'