Uma influencer sueca está a ‘correr’ a Internet, depois de, no dia 4 de janeiro, ter publicado um vídeo com o cabelo congelado. Segundo a jovem, tudo aconteceu num momento em que as temperaturas atingiram os -30ºC, no Norte da Suécia.
“As temperaturas chegaram a -30°C e tive de fazer uma pequena experiência”, escreveu Elvira Lundgren, na rede social Instagram.
Nos comentários da publicação, os internautas questionaram-se quanto ao estado do cabelo da jovem, assim como ao tipo de roupa térmica que usa.
“Puxei o meu aquecedor para mais perto de mim ao ver isso”, brincou um utilizador da mesma rede social.
Num outro vídeo, alegadamente gravado 10 minutos após o original, a influencer esclareceu que o seu cabelo “está bem”.
“Tentei partir o cabelo, mas não funcionou, exceto um pequeno pedaço nas pontas. Mas não tenho a certeza se foi realmente o meu cabelo ou apenas o gelo. Além disso, nenhuma mão, dedo das mãos ou dos pés ficou ferido durante a gravação destes vídeos”, disse.
A jovem foi, inclusivamente, comparada a várias personagens do imaginário infantil, entre elas “a bruxa branca de Nárnia, Marge Simpson, os bonecos trolls dos anos 90, a Medusa, a galinha Kirby, Johnny Bravo, [e] a barba de Dumbledoor”.
De notar que, na quarta-feira passada, a Suécia registou a noite de janeiro mais fria em 25 anos, com -43,6ºC no extremo Norte do país.
“Para colocar isto em perspetiva, esta é a temperatura mais baixa em janeiro na Suécia desde 1999”, disse à AFP Mattias Lind, meteorologista da agência meteorológica nacional sueca SMHI.
Em janeiro de 1999, uma temperatura de -49ºC foi registada na Suécia, igualando o recorde estabelecido em 1951.
Ainda que os habitantes estejam habituados ao frio, esta onda gélida forçou as companhias de autocarro a suspender serviços e, na terça-feira, a operadora ferroviária Vy cancelou todos os comboios a Norte da cidade de Umea durante vários dias.
Veja as imagens na galeria acima.
Leia Também: "Pode haver guerra". Suécia pede à população que se prepare para conflito