Moscovo desvaloriza alterações no comando das Forças Armadas ucranianas

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse hoje que a substituição do general Valery Zaluzhny por Oleksandr Syrsky no comando das Forças Armadas ucranianas não vai alterar o curso do conflito com a Rússia.

Notícia

© Getty Images

Lusa
09/02/2024 10:15 ‧ 09/02/2024 por Lusa

Mundo

Ucrânia/Rússia

"Não acreditamos que estes sejam fatores que possam alterar o curso da operação militar especial. A operação vai continuar até que os objetivos sejam alcançados", disse Peskov os jornalistas em Moscovo.

O ministro da Defesa ucraniano anunciou na quinta-feira a substituição de Valery Zaluzhny, o popular chefe das Forças Armadas ucranianas, após semanas de rumores sobre a alteração, e a Presidência designou como sucessor Oleksandr Syrsky, comandante do Exército.

A Rússia também já procedeu a várias alterações no seu Estado-Maior, nomeadamente após a retirada da Ucrânia da região de Kharkiv, em setembro de 2022 e após o abortado motim do grupo Wagner em junho de 2023.

Entretanto, os principais partidos da oposição ucraniana criticaram hoje o Presidente Volodymyr Zelensky por ter demitido o chefe do Exército.

Leia Também: Zelensky criticado pela oposição após demissões na chefia do Exército

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas