Israel concordou com cessar-fogo, decisão cabe agora ao Hamas, dizem EUA

Israel aceitou genericamente um acordo de cessar-fogo em Gaza e libertação de reféns, cabendo agora ao Hamas concordar com a proposta, disse hoje um alto funcionário da administração norte-americana.

Notícia

© SAID KHATIB/AFP via Getty Images

Lusa
02/03/2024 17:54 ‧ 02/03/2024 por Lusa

Mundo

Israel/Palestina

Os israelitas aceitaram um princípio de acordo, que inclui o cessar-fogo de seis semanas em Gaza, bem como a libertação pelo Hamas dos reféns considerados vulneráveis, incluindo doentes, feridos, idosos e mulheres, disse o responsável, citado pela agência Associated Press.

"Os israelitas subscreveram basicamente os elementos do acordo", disse o funcionário. "Neste momento, a bola está no campo do Hamas e nós continuamos a insistir tanto quanto possível", acrescentou.

O dirigente pediu anonimato aos jornalistas porque não estava autorizado a discutir publicamente os detalhes das negociações de cessar-fogo em curso.

Desde 07 de outubro, data do ataque do movimento extremista islâmico Hamas a Israel que Gaza tem sido palco de violentos confrontos, com uma invasão de tropas de israelitas para tentar resgatar as dezenas e reféns que ainda se encontram presos.

Leia Também: Biden espera que cessar-fogo em Gaza seja alcançado até ao Ramadão

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas